20 de setembro de 2012

Carboidrato a noite: Sim ou Não?



Muito já se ouviu falar sobre carboidratos na parte da noite, se devemos ou não consumir, se ajudar ou não a emagrecer quando restrito nesse horário.
Maioria diz que não faz diferença nenhuma comer ou não carboidratos a noite, que o que conta mesmo é a contagem total de calorias no seu dia.

Em 2009 quando emagreci 22kgs em 7 meses, tinha banido carboidratos após as 19hrs.
Além de ter me ajudado a emagrecer, minha barriga ficava bem menos inchada e sentia menos aquela "vontade" de comer.

No começo foi um pouco difícil, afinal carboidrato é fácil e rápido pra hora do jantar, mas depois de uma semana já levava na boa essa prática.

Hoje em dia até tento fazer isso, mas me falta determinação em ficar sem ele (caio de novo no mais fácil) e planejamento. Afinal comer sempre a mesma coisa cansa, então é legal planejar um cardápio.

Bom, cai nesse assunto com vocês porque lendo o site Emagrecendo vi uma matéria sobre 6 maneiras de emagrecer sem passar fome e uma das dicas era sobre o carboidrato a noite, olha o que diz por lá:


CORTE CARBOIDRATO À NOITE
POR QUE FAZ PERDER PESO - Ok,a recomendação é controversa, mas agora ganhou o aval de uma pesquisa conduzida por especialistas de respeitáveis centros de pesquisa americanos. O National Weight Control Registry, fundado por médicos do Brown Alpert Medical School, do The Miriam Hospital e do The Weight Control & Diabetes Research Center, estudou mais de cinco mil pessoas que perderam, em média, 30 quilos em 5 anos, e não voltaram a engordar nesse período. Em comum, grande parte dos novos magros adotou uma dieta pobre em gorduras e rica em carboidratos. Esse grupo de nutrientes, no entanto, foi banido após as 5 da tarde. No lugar de pão, arroz, batata ou cereais, entraram peixes, carnes magras, frutas, vegetais e laticínios.

POR QUE DÁ SACIEDADE - "Restringir carboidrato,sobretudo à noite, quando o metabolismo desacelera, ajuda a controlar os níveis de insulina", concorda Fernanda Frare Zanetti, nutricionista de São Paulo. Não custa repetir que o carboidrato é metabolizado em glicose e isso estimula o pâncreas a liberar insulina para o sangue, o que favorece o depósito de gordura nas células. A expert, porém, faz uma ressalva: "Ninguém precisa ser radical. À noite, apenas substituir alimentos de alto índice glicêmico por outros com baixo teor já ajuda a enxugar gordurinhas". Veja algumas trocas espertas: em vez da sopa de feijão, tome sopa de tomate; no lugar do purê de batata, vá de salada de lentilha; e substitua a melancia por maçã ou pera. Entre os que conseguiram perder (e manter) o peso, 75% sobem na balança pelo menos uma vez na semana. Essa monitoração, de acordo com os especialistas, funciona como um sistema de alarme. "E aí, quando o ponteiro começa a subir, dá para corrigir a tempo o desvio de rota alimentar que estava levando ao aumento de peso", endossa Fernanda Zanetti.

Legal né?! 
Me deu uma super vontade de parar com eles novamente a noite, quem sabe assim minha balança para de graça e desempaca de vez?

---------------------------------~Pausa para detalhes~------------------------------------
Sabado meu peso era 87,1kgs, Segunda estava com 86,9kgs, quarta 86,7kgs, hoje 87,4kgs, me diz se faz sentido isso? Faria se tivesse comido como louca, mas minha alimentação tem sido tão lindinha!!
 ------------------------------------~Fecha pausa~----------------------------------------

Ontem fiz uma compra linda no mercado, com muitos legumes e frutas, agora é só me planejar e colocar em prática!!

Vou contando pra vocês!! ;)

12 comentários:

  1. Isso amiga pega firme...que vc consegue mudar esse pesinho louco, rs
    Adorei as dicas, ja consumo pouquissimo carb. pela noite eu não sabia da melancia,agora ja vou trocar por maçã ou pera que adoro tb.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  2. Oie Gi , eu adorei as dicas ... ultimamente tenho comido carboidratos somente até as 19 horas ... depois é apenas um chá ...

    quanto o peso, essa oscilação é normal mesmo, acontece comigo também ... abraços e excelente dia ...

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi, primeiramente acho lindo quem consegue ficar sem carbo a noite, uma janta com salada e carne seria o ideal, mas... EU NÃO CONSIGO VIVER SEM MINHAS TORRADAS hahahha, até já tentei e não deu!
    Outra coisa amiga, se deu certo pra vc tenta, mas não se maltrata tá? Se sentires bem continua ao contrário para já heheh!!
    Amiga, fiz até promessa de não me pesar todos os dias justamente por essa oscilação da balança, me desanimo muito fácil se vejo umas gramas a mais e é bem verdade que as vezes fazemos tudo certinho e a balança ri da nossa carinha!
    Então me peso somente aos sábados, quem sabe não será melhor assim??
    Um beijo querida e tenha uma linda quinta!

    ResponderExcluir
  4. Eu queria poder tirar carboidrato sempre.. Mas, preciso dele para dar energia....na verdade preciso saber o que me alimentar... e o que emagrece, ah que dificuldade!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gi! Nossa, eu também estou tentando me policiar com o carboidrato de noite, mas confesso que é complicado ... pois chego já cansada e a facilidade do carboidrato me persegue... !

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi!

    Se vc ja fez e deu certo uma vez, tenta de novo. Eu já fiz uma dieta que exclui totalmente o carboidrato é punk... dá resultado emagreci 4,5 em 14 dias, mas pra mim é muito dificil seguir adoro um pão, bolo rs, mas acho que cortar os carbs depois das 19 deve ser um pouco mais facil!

    Bj

    ResponderExcluir
  7. simmmm! sempre! porem de maneira controlada! =^^=

    ResponderExcluir
  8. Quando eu percebo que eu estou desequilibrando faço semana "damage control" redução de carboidrato, principalmente a noite, faz muita diferença! Adorei seu blog, estou te seguindo, beijos ;*

    ResponderExcluir
  9. ja tentei tantas vezes abolir o carb a noite.. mas me bate um "desespero" sei lá pq.. ai ai.. bjokas lindeza e não encana com o peso.. logo ele baixa

    ResponderExcluir
  10. não aboli de vez não..mas venho diminuindo aos poucos o consumo deles a noite...as vezes escapa..rs.rs...

    droga de balança, né?..empaca a vida da gente!!..rsrsr

    bjkas e foco amiga!!!

    ResponderExcluir
  11. Já emagreci 24kg tirando os carbos a noite e e controlando durante o dia, porém eu amamentava então perdi esse peso em apenas 3 meses... Agora a BURRA aqui engordou dinovo e estou tirando os carbos a noite outra vez, comecei essa semana parece estar dando certo vamos ver né....

    Bjos Flor e vamo sair dos 80....

    ResponderExcluir
  12. Olha, Giovana, nao sei se vc vai ver o cmentario, pois ja faz alguns dias q vc postou, mas preciso dizer como nutricionista que amei o seu log e ja quero seguir e estou me planejando pra encomendar coisinhas com vc. Como blogueira, queria dizer q ele é super util pra quem esta começando e ainda esta perdidanesse mundo totalmente novo... O meu blog nem fez 1 mes ainda... Mas o q eu queria dizer aqui, como nutricionista, é que as pesagens diferenciadas têm explicação, sim: depende dos horários que vc se pesa, da roupa, do que vc comeu no dia anterior que pode acumular água e nao é só o sal é tb açucar, gordura em excesso... Sobre o carboidrato a noite, super aprovo. eu tb tento nao comer sempr, mas tem dias que nao da e um paozinho fresquinho é uma tentaçao... Bjs, Vanessa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Seja Sempre bem vinda(o)!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.