6 de setembro de 2011

Fada do dente e Papai Noel aposentados!




Por 5x a Fada do dente visitou essa casa. Esta certo que ela não tinha asas, nem uma saia rodada e muito menos uma varinha na mão, como Gabi sempre imaginou, mas ela (eu) vinha e sempre deixava várias moedas como recompensa.
Papai Noel nunca deu as caras, não na hora que o presente chegava, só viamos seus "ajudantes" o representando nas lojas.
Ele nunca apareceu pra gente mais nesses ultimos 5 anos nunca nos faltou.
Sempre deixava os presentes na sacada antes de sair voando em seu trenó para entregar em outras casas.
e o mais importante, deixava o presente para Gabriele e seus dois priminhos, afinal ele sabia que todos vinham aqui passar o Natal...

Nesses ultimos anos a fantasia e ilusão sempre esteve presente mais nessa ultima semana um pouco da fantasia foi perdida e esses tão presentes personagens ja podem se aposentar dessa casa.

Não sei porque cargas d'agua a professora ( de alunos que tem 6 anos) resolveu revelar que fada dos dentes e papai noel não existem!!

Como assim?? E todas as historias que nós pais contamos para nossos filhos?? E os momentos de ansiedade em sua espera?? E a fantasia, imaginação?? O que fazemos agora??

A professora da Gabriele é indiscultivelmente otima, Gabi desenvolveu muito esse ano, mais ate aonde ela tem o direito de fazer isso??

Gabi não se revoltou, mas falou comigo como se sempre tivesse mentido pra ela e esse sentimento é muito ruim.
Eu pessoalmente odeio mentiras e me sentir enganada...

Minha intenção nunca foi a mentira mais sim deixar ela viver intensamente essa fase que é tão gostosa  onde as fantasias são constantes...

Pra Gabi pode não ter "pesado" tanto a revelação (não o quanto pesol pra mim, fiquei realmente triste) mas e as outras crianças? Fico imaginando como os pais não ficaram em saias justas como eu fiquei.

Eu, Giovana, parando pra observar essa situação percebo que o que mais me afetou foi ver que minha pequena esta crescendo e descobrindo o mundo como ele realmente é...

Força Giovana, força pra ser forte e passar por mais essa fase que é so mais uma de muitas...

18 comentários:

  1. Eu acho que a crianca tem que ter a fantasia de papai noel, coelhinho, fada do dente... Mas fica tranquila... ela vai passar por essa fase e quando chegar na fase adulta (que nem a gente) lá no fundo vai saber que isso sempre existiu... e nao importa quem sao eles, mas se a gente acredita as coisas acontecem!

    E essa professora é uma infeliz hein?

    ResponderExcluir
  2. Gi, eu concordo com vc que a fantasia tem que existir, agora essa professora jamais teria que ter revelado isso dessa forma.
    Nos descobrimos essas coisas naturalmente, e se alguém tem que revelar é a familia não os professores...
    Aff

    Beijos ela vai ficar bem.

    ResponderExcluir
  3. Oi Giovanna, realmente a professora não escolheu a melhor forma de contar isso para as crianças, pois viver a fantasia eh importante para as crianças, mas viver a frustração que eles não existem tbm faz parte da psicologia infantil, porem isso eh algo a ser vivido com os pais, e não com professores na escola, essas coisas no máximo são amiguinhos que descobrem e contam... fique calma... ela esta crescendo!

    ResponderExcluir
  4. Gi, por qual motivo será que a professora chegou nesse assunto com as crianças ?

    O fato é que ela desfez um " encanto", a alegria da criança recebendo um presente de um ser " mágico" é a coisa mais maravilhosa do mundo, a minha filha mais nova tem 8 anos e ainda acredita e as irmãs mais velhas tem todo o cuidado para ela não descobrir...

    Uma pena saber que nesse natal por exemplo a Gabriele vai ter outra opinião sobre papai Noel, mas vc é dinâmica vai dar um jeitinho nisso tenho certeza.

    Bjão

    ResponderExcluir
  5. é acho que a professora nao deveria ter feito isso.. massss.. como vc disse ver a filhota crescendo as vezes e complicado não é...
    eu acho q iria na escola reclamar..hehehehe
    ja me inscrevi no sorteio tá.. bjuss e bom feriado

    ResponderExcluir
  6. eu já postei sobre isso no meu blog...as crianças precisam de fantasias..senão..qual a graça de ser criança, né

    http://patricia-nunes.blogspot.com/2010/12/querido-papai-noel.html

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Não sei, acho que você tem o direito de criar essa fantasia, mas o mundo está aí e ele vai descobrir que não é isso...seja a professora, um amigo, uma dificuldade, etc. Faz parte. Isso, sim, é mais maravilhosso da vida.

    Sinceramente, essa coisa de Papai Noel e Fada dos dentes é muito americanizado, não tem nada a ver com a nossa cultura. Meu sobrinho mesmo, acha que papai noel é um ladrão, pois meu irmão ensinou que o verdadeiro sentido do Natal é alegria de Jesus ter vindo ao mundo, ter nascido, mas o papai noel acaba roubando a cena com seus presentes, quando a nossa vida deveria ser um presente e Jesus no coração o presente mais gracioso. Verdadeiros significados fazem muito mais efeito e evitam que crianças cresçam e se frustem com a vida. É o que penso...sei lá...Acho que é pq meus pais criaram a gente assim...Era legal ver que não era papai noel, mas o meu papai que me presenteava, ele fazia questão de não dar presentes nessas épocas...e só o fazia quando percebia que não estávamos preocupado com presentes, mas com a alegria e o momento da festa...Era divertido acordar e ver um presente . Meu pai não queria que a gente crescesse consumista e aprendesse o significado de amor, afeto e alegria.

    Sobre o dente, ele inventava uma coisa diferente a cada dentinho que se ia...certa vez foi jogar em cima do telhado e fazer o pedido a Deus para ganhar outro dente...e ganhei..nasceu logo...e achei que tinha sido presente de Deus...até chover e ver um dentinho rolando no quintal...rsrsrs..foi divertido! Acho que pais devem inventar e divertir o filho com momentos próprios, criativos e únicos...sem importar modelos, sabe?! é isso...

    beijos e relaxa =)

    ResponderExcluir
  9. Humm..

    Fantasias sim...mentiras não...

    Eu não sou a favor de dizer pras crianças que papai noel existe...fada do dente....ou qualquer outra coisa do gênero...

    Mas enfim....eu não sou mãe né?

    Beijos e fica tranquila...as crianças são muito mais maduras do que nós pras mudanças da vida

    ResponderExcluir
  10. Sou pedagoga e trabalho com crianças há 10 anos! E NUNCA fui capaz de dizer que esses personagens não existem! Qdo questionada pelas crianças maiores (que já haviam perdido, de alguma forma, o encanto por toda essa fantasia) eu dizia que Papai Noel existia, sim pq eu acreditava nele e tal! Fada do dente? Nossa! Como as crianças falavam disso e como embarcavámos nessa brincadeira!
    Acho que essa descoberta tem q ser feita pela criança, de acordo com a sua maturação ou quando os pais julgarem conveniente!
    Acho que seria legal vc conversar com a professora sobre isso! Talvez ela não tenha feito por mal, mas ficará mais esperta com as próximas turminhas!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  11. Que sacanagem por parte da professora!!!
    É importante para criança que ela tenha esses momentos de fantasia!!
    Aqui em casa, meus filhos com 5 e 7 anos, ainda acreditam!! A mais nova já disse que o papai noel do shopping é de mentira (conclusão dela!) e que o de verdade mora no polo sul ou talvez nem exista!!! Não falei nada, só deixei ela pensar!! Essa revelação tem que vir sozinha, não uma pessoa de fora que vem e quebra esse encanto!! A infância dura tão pouco... deixa eles fantasiarem até quando puderem!!!
    .
    Já estou te seguindo. Passa lá no meu blog tb!!

    ResponderExcluir
  12. E já vou me inscrever para o sorteio!!
    ;)

    ResponderExcluir
  13. Acho que a Professora antes teria que ter conversado com vcs pais, e se estivesse na hora de contar a verdade pras crianças que fosse os pais a contar, coitadinha da sua filha, fiquei imaginando qual vai ser a reação do meu pequeno de quatro anos quando souber a verdade.
    Bjus e ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  14. A fantasia tem que existir, faz parte da infância, acho que a professora podia ter mantido esta fase por mais tempo, mas enfim, a Gabi mais tarde vai perceber como as coisas são.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Acho que antes a professora deveria ter conversado com os pais primeiro, se fosse minha filha eu é que gostaria de contar e explicar, sentiria como se tivesse tirado meu direito como mãe. #ficaforte

    ResponderExcluir
  16. Isso é sinal que ela está crescendo ,mais acho que a professora não tinha esse direito
    Ai ficamos com aquele sentimento de estar mentindo e tals
    é complicado
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi Giovana, infelizmente as crianças crescem e as fantasias acabam. Pelo menos voce permitiu que ela ficasse encantada com essa fantasia por algum tempo, tenho certeza que quando crescer mais vai lembrar desses momentos e reviver momentos felizes que passou com voce.
    Beijo e bom feriado

    ResponderExcluir
  18. Esse papel é mais dos pais do que das professoras. Cada família tem suas crenças, sua maneira de mostrar o mundo. Não gosto desses personagens, mas não revelaria a verdade a uma criança sem autorização da mãe.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Seja Sempre bem vinda(o)!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.