11 de janeiro de 2012

Dúvida: Escola publica ou particular?




O ano de 2011 pra Gabi na questão aprendzado foi abençoado.
Ela estudava em uma escola publica e teve uma professora excelente.
Resultado, ela lê e escreve letra de forma e lê letra de mão, isso com 6 anos.

Nos mudamos e a uma semana atras fui fazer transferencia dela pra escola publica do bairro visinho e veio a decepção e o medo de mãe.
A escola não me passou confianaça e a unica coisa que o bairro conseguiu me passar foi medo.
Na hora que fui lá tinha rodas de moços/homens que deveriam estar trabalhando mas que se via que o negocio deles era outro, era o rumo vagabundagem e afins.

Apesar de morar no interior já não temos mais tanta tranquilidade em drogas e violência e eu como mãe tenho dever de proteger minha filha e zelar por ela, sendo assim decidi que la ela não estuda.

Dai começou o dilema, colocar ela em outra escola publica, dessa vez em uma que é tradicional aqui e que sei que o ensino é muito bom ou investir em uma escola particular?
Se fosse outra pessoa ou outra cidade provavelmente não teria o que pensar, particular seria a resposta.

A questão é que aqui os filhos gostam de "vomitar" a profissão do seu pai, sabe aquele tipo "Você sabe quem meu pai é?" e pode parecer bobo mas isso me preocupa, apesar de confiar na criação que dou tenho medo dela começar a cobiçar o que não tem, ou se sentir inferior. Pode parecer besteira minha mas alem da educação escolar estou preocupada também com seu psicológico.

Quanto ao $$ graças a Deus temos condições de pagar, mas não ficaremos com uma "folga" muito grande para "futilidades" pra ela.
A possibilidade de voltar a trabalhar é certa, mas não gosto de contar com o ovo na galinha por isso só faço contas dentro da renda que temos atualmente.

Enfim a questão aqui não é tanto o dinheiro mas sim o lado psicológico.

Alguem já passou por isso? Na cidade de vcs tem disso, crianças com dinheiro que o valoriza mais que outras coisas? Sera que não devo me preocupar com isso?
Quem puder me ajudar...


16 comentários:

  1. Oi, vivo esse dilema desde que minhas filhas estudam. Elas sempre estudaram em escola particular, ralamos bastante para pagar. Já vivi situações de descriminação, não especificamente com as minhas filhas, mas por exemplo nas apresentações que mais aparece são os filhos de pessoas que tem dinheiro e são exibicionistas que exigem isso. Não comento perto das minhas filhas mas já dei uma bronca na escola. Quando ela te perguntar alguma coisa, seja sincera pois ela vai encontrar várias situações como roupas, materiais melhores que o dela. Comente o quanto sua família é feliz e que dinheiro não é tudo. O importante é proporcionar as minhas filhas um ensino de melhor qualidade, que na minha cidade que é pequena são as particulares.

    ResponderExcluir
  2. Eu penso assim, escolhi a escola de Vinicius baseado na tradição antes de me atentar para esse lance público x particular. Aqui em Natal não tem essa opção de escola pública BOA. Pode ter uma razoável, mas boa boa, possível de competir em nível educacional com uma particular não tem.

    Decidi que ele iria estudar no colégio que eu estudei a vida toda. Um colégio particular, religioso, grande, de tradição mas principalmente "familiar". Sei que todos os pais que colocaram o seu filho lá não analisaram o mesmo critério, mas aqui, levando em consideração que a gente não escolhe muito a escola pela proximidade de casa, se pessoas que moram do outro lado da cidade escolheram o colégio, devem ter levado em conta algum critério desses.

    Vinicius tem 6 anos, vai começar o 1º ano do ensino fundamental e estuda lá desde o ano passado. Acho que para formar o psicológico (na minha opinião, Gi), o fato de eu ter colocado ele com 5 anos nessa escola particular grande, cheia de gente com futilidade (que deve ter sim) foi pensando que ele nesse momento tem oportunidade de fazer amigos que muito provavelmente por serem crianças o que menos vão se importar é com fatores quanto classe econômica e social. Quando ele tiver com uns 9 anos (que acho que é a época que eles devem tocar nesses assuntos, até mesmo pq começam a ir nas casas dos coleguinhas e visualizar as diferenças) ele já vai ter formado um grupo, amigos, que se conhecem e se gostam independente do que o pai seja.

    Na escola de Vinicius, a equipe técnica e alguns professores é formada pelas mesmas pessoas da época que eu estudava la, nos conhecem, nos chamam pelo nome, mesmo com a escola grande. Valorizo muito isso. E foi uma das coisas que pesou para que eu confiasse que ele nao iria ser influenciado psicologicamente por esses aspectos economicos.

    Quando eu era criança que estudava lá, meus pais faziam um esforço para pagar a escola, e nós nem carro tinhamos pq painho quis priorizar a educação. Confesso que aos 9 anos mais ou menos, vendo que meu pai ia me buscar a pé e de roupa bem a vontade, enquanto chegavam os outros de carro e de terno, me incomodou DURANTE UM DIA, porque foi um pensamento, uma comparação que partiu de mim. Meus amigos nunca me "discriminaram", vinham a minha casa que na época era pequena e simples e eu ia nas casas super chics deles e de verdade, por parte deles nunca rolou nada e quando percebi o que os meus pais faziam por mim, fiquei com muita vergonha de ter comparado meu pai com os outros pais de carro e de terno.

    Sei que nem todas crianças são boazinhas, kkkk, tem umas ruinzinhas influenciadas por pais estranhos e problematicos, entao com a certeza que a educação que voce dá a sua filha em casa é boa, pode acreditar que vale a pena, sem problemas maiores, matricular ela numa escola particular e ficar vigilante e só. No mais, como ela é pequena, os outros não irão julga-la, são crianças, isso está na nossa cabeça e como eu disse, qnd ela perceber que talvez tenha menos dinheiro do que uma amiga ela vai perceber que a amiga gosta dela e que elas nao são influenciadas por essas coisas complexas.

    Vai dar certo!!

    Desculpe o comment enorme heehhe acho que tá todo confuso, mas é isso aí!

    Boa sorte, ficarei na torcida pra que tudo fique bem e que vc resolva da melhor forma possível.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aqui tem q ir pra particular, as públicas são mega deficientes.

    E o risco de greve? Triste!

    Mas se vcs tem condições de colocar na particular,coloquem. É só vc educar e conscientizar a Gabi sobre esse povo "vomitador".

    Boa escolha!

    ResponderExcluir
  4. Olha os meus meninos estudam os dois em escola pública, o mais novo até em um bairro que sofre preconceito, por ser a paopulação de renda mais baixa, mas a creche dele é excelente.
    Como professora sei que a cobrança da prefeitura para com o nosso rendimento e da sala é muito grande. Procura colocá-la em uma escola pública em um bairro mais tranquilo, que geralmente o ensino da sala rende melhor.
    O meu mais velho pretendo colocar em escola particular a partir do 6º ano, pois aqui a partir desse ano as escolas são super lotadas, mas até lá vou mantê-lo em escola municipal mesmo.

    Beijos espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é um dilema, não sei onde vc mora, mas aqui só temos a opção da escola particular, pq as publicas aqui nem sei como funcionam, enfim ...
    O que vc citou, nossos filhos encontrarão em qualquer escola, sei pq estudei em escola pública e tinha muito disso de tenho isso, meu pai é aquilo, e etc...
    O que vale é a educação que damos, os valores que passamos, apesar da minha filha ter apenas 5 anos, eu explico bem certas coisas, e é assim que é a vida, se nós damos o suporte, nossos filhos saberão passar por tudo.
    Beijos querida e boa sorte aí, que vc consiga resolver e que seu coração fique sossegado com a sua decisão, sei bem como nós mães somos! rs

    ResponderExcluir
  6. Nesse quesito não posso ajudar muito, já que não tenho filhos! Aqui em Feira, tem muitas escolas públicas de qualidade, graças a Deus! E infelizmente padecemos do mesmo mal que as escolas particulares aí padecem: gente achando que é melhor que todo mundo e querendo passar por cima dos outros! Nossa! Odeio isso! Acho sim que para além da qualidade de ensino você como mãe deve observar o ambiente em que sua filha vai conviver. Mesmo porque pra mim isso também significa qualidade de ensino. Quanto ao que você falou sobre ambientes perigosos, é complicado porque eu sinceramente acho que todos os ambientes podem ser potencialmente perigosos, seja em escola pública ou particular. Infelizmente não temos como nos assegurar de que os valores que passamos para nossos filhos sejam os mesmos que as demais crianças recebem em casa. Na maioria das vezes não são! E nós sabemos disso. Nesse sentido você só pode fazer seu papel como mãe, educando e zelando pela sua filha, sem esquecer que o convívio dela, seja em uma particular, podendo estar exposta a crianças com visões distorcidas de mundo, ou em uma pública, aonde a segurança talvez não seja aquela que sonhamos... nesse convívio que toda a educação doméstica é testada. Sempre acabamos sendo colocados à prova de uma forma ou de outra, e aí só resta confiar que tenhamos feito um bom trabalho em casa e entregar nas mãos de Deus e pedir que Ele tome conta!
    Beijos e Queijos

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, já que vc gosta mto da escola que ela estava até agora, te passa confiança e o ensino é bom, porque tirar????
    Pense direitinho!!!!
    Pq indepedente de ser particular, é a confiança e o ensino de qualidade.
    bjooo

    ResponderExcluir
  8. Gi

    Sei bem o que está falando em relação a esse tipo de coisa... aqui tbm tem um pouco isso ... vc é filho de quem... vc é fulada de que familia..aff
    Fora que conheço muitas crianças que por estudar em escola particular, meio que deslumbram e acham que são ricas, é tenso.
    Será que não seria melhor pagar um meio de transporte para ela continuar na mesma escola de antes...
    Talvez isso saia mais barato, pq apesar da escola particular ser boa tem seus prós e contra...

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Gi, ainda não tenho filhos, mas como educadora de escola particular e assistente social do estado, sei o quanto são deficientes as escolas públicas. Considero super importante investir em uma educação de qualidade, porque isso vai resultar em processos produtivos quando ela tiver na faculdade ou no mercado de trabalho.
    As escolas públicas tem profissionais excelentes, como a professora que ela teve, mas esses profissionais nao tem respaldo de infra estrutura, materiais e complementos, que a escola particular pode oferecer.
    Sobre o aspecto psicologico, depende muito do que vocês passam pra ela, não tenha medo dela conviver com pessoas mais ricas, ou mais fúteis, ela tem que saber de onde veio e o que pode ter e com isso conviver com todas as pessoas, porque isso faz parte do crescimento dela.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi querida!peça a Deus para te guiar nessa escolha,ele que sabe o melhor caminho a seguir,particular ou publica?apenas siga seu coração,peça a ele e tudo se encaminhará!!!bjos!!!GIS@

    ResponderExcluir
  11. é um assunto bem delicado. Espero que Deus consiga lhe iluminar paratomar a melhor decisão para sua filha!

    ResponderExcluir
  12. Oie flor, se a escola publica for boa e lhe passar confiança, voce pode colocar sua filha nela. Mas se voce tem cndiçoes de pagar a particular, seria interessante por que o nivel educacional é maior. E quanto ao psicologico dela, é importante voce conversar com ela, dizer que dinheiro nao é o mais importante, que o que ela veste, usa ou tem nao define sua personalidade. Afinal o psicologico nao vai ser formado somente pelos pares na escola, mas tambem pelo que ela vicencia dentro de casa e com as pessoas com quem ela tem mais contato. Tudo baseado no dialogo =]

    ResponderExcluir
  13. bom gi, gostaria muito que as escolas publicas daqui fossem boas mas não são não, pelo menos não conheço e no meu meio não conheço nenhum filho que estuda em escola pública (não sou rica não, ao contrario) enfim, escola pública aqui não dá, mas tb tenho preocupação de colocar minhas filhas num ambiente que não é a sua realidade, tem escolas que mesmo se eu pudesse fazer um esforço e colocar, não acho legal, elas tem que saber que não podem tudo, mas por outro lado, investir na educação para mim é muito importante, é isso!

    ResponderExcluir
  14. Legal! Putz nosso filho entrou na escola agora pagamos 380 reias pela por mês, meus parentes acham um absurdo, eles dizem que é muito cara e que ele deveria ir para escola publica . Mas não ligamos, é fácil pagar esse valor? Não, não é! Fica apertado, mas achamos melhor para nosso filho frequentar uma escola particular.

    ResponderExcluir
  15. Coloquei na escola particular meu filho Gabriel de 4 anos por que infelismente em sao paulo as publicas nao me passou confiança ifelizmente mas em fim nossos filhos são nossa maior riqueza presente de Deus e devemos dar o que esta no nosso alcance!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Seja Sempre bem vinda(o)!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.