5 de junho de 2012

Alimentos 'saudáveis' que são uma fraude.





1. Iogurte
Ele parece ser uma das opções mais saudáveis para beliscar. No entanto, você se surpreenderia ao ver que alguns sabores de iogurte, como torta de limão, possui tanto açúcar quanto um pedaço da torta. “Porém, é importante lembrar que uma parte desse açúcar é de lactose, açúcar natural do leite. Esse é uma forma natural e mais saudável, já que vem acompanhado de diversos nutrientes. A preocupação maior é com o açúcar adicionado”, justifica Ansel. Esses tipos de açúcar não aparecem separadamente na tabela nutricional, então é preciso verificar a adição de açúcares na lista de nutrientes. Para manter seu lanche realmente light opte por uma versão sem sabor e adicione um pouco de mel e frutas picadas.


2. Barra de granola
Quando você quer beliscar algo saudável e pouco calórico uma das primeiras coisas que passa pela sua cabeça geralmente é uma barra de cereal ou granola. Porém, esse é mais um lanche que pode enganar. Alguns tipos de barra chegam a ter 24g de açúcar e podem ser tão calóricos quanto cookies. Por isso, vale checar os ingredientes antes de consumir.


3. Cereal
Alguns cereais, especialmente aqueles voltados para o público infantil, são visivelmente açucarados e calóricos. No entanto, até os mais saudáveis não estão livres da comparação com guloseimas. “Quando o cereal é feito de cereais integrais, nós entendemos que os demais ingredientes também são nutritivos, mas nem sempre é esse o caso”, justifica Ansel. Portanto, para não errar prefira versões mais naturais, sem açúcar. Incremente o lanche adicionando frutas frescas picadas.

4. Smoothie
Apesar de ser uma bebida com frutas, o smoothie leva sorvete, sorbet ou frozen iogurte na mistura. Por isso, geralmente também incluí grandes quantidades de açúcar e calorias. “Para saborear um smoothie saudável realmente prepare a bebida em sua casa. Assim, você consome os nutrientes das frutas sem adição de açúcar”, defende Joy Dubost, porta-voz da Associação Americana de Diabetes.


5. Bebidas esportivas
Os isotônicos são considerados energéticos e repõem vitaminas, porém também estão cheios de açúcar. Então, se você quer emagrecer essas bebidas açucaradas não são a melhor opção. “Os isotônicos são ideais apenas para pessoas muito ativas, que malham mais de uma hora por dia, pois elas de fato perdem nutrientes no suor”, defende Dubost. A melhor opção, no entanto, para os demais é tomar água. Ela pode não ter tantas vitaminas como um isotônico, mas hidrata e, se você tiver uma dieta balanceada, não vai precisar dos nutrientes desse tipo de bebida.


6. Frozen iogurte
Apesar de geralmente ser apresentado como uma sobremesa saudável, essa propaganda pode ser enganosa. “Com isso a pessoa se serve com grandes quantidades de frozen iogurte e ainda capricha nas coberturas. Quando vai ver já consumiu as calorias de uma refeição”, defende Dubost. Por isso, é melhor escolher sorvetes de baixa caloria ou apenas o frozen tradicional.


7. Molho de tomate
Os molhos industrializados levam muito açúcar, por isso costumam ser saborosos. Algumas marcas chegam ter 11g de açúcar em apenas ½ de molho. Então, fique atenta aos rótulos quando for as compras. A melhor opção é fazer um molho caseiro com tomate picado, azeite, alho e manjericão.

Fonte: Site Terra


9 comentários:

  1. tudo de bom esse post
    beijo lindona

    ResponderExcluir
  2. muito boas essas dicas...incluiria aí os sanduíches naturais...que geralmente são carregados de maionese...

    ResponderExcluir
  3. Depois chamam a gente de neuróticas quando passamos a ler tudo que tem na embalagem dos produtos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!
    realmente mtas vezes eu só vejo a caloria e não os nutrientes!
    Vou passar a prestar mais atenção nisso!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. é tudo uma fraude..
    acho que os melhores 'tira' gostos que existem são as frutas né ?!

    Bjks linda e parabéééééns pela força de vontade, vc e outras blogueiras são minha inspirações de todos os dias !
    Vou seguir vc !Bjks

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca entendi quem compra um produto com gosto de outro. Por exemplo, Cheetos sabor churrasco. P troço ja não é aquela coisa, sabor queijo imagine churrasco.

    E por aí vai...

    Aqui em casa Iogurte só se for natural e molho de tomate feito em casa. Fora de casa, só acredito que tem baixa caloria se for água ou for in natura como frutas frescas e salada. E olha lá, porque tem muita salada de frutas cheia de aç[ucar e muita salada que escorre óleo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas... ainda bem que não sou adepta a nada destas coisas citadas. Iogurte só tomo (qdo tomo) activia zero.
    Ahhh, molho de tomate eu gosto, fui correndo olhar e o que eu compro não tem nadica de nada de gordura e açucar :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. o ideal mesmo é sempre ficar de olho nas informações nutricionais das embalagens né.. não tem como fugir disso.. bjokas lindeza

    ResponderExcluir
  9. OIII...AMEI ESTE POST, MUITO ESCLARECEDOR,BEIJOS.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Seja Sempre bem vinda(o)!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.