13 de outubro de 2012

Movimento Outubro Rosa




O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

O câncer de mama se detectado no inicio tem uma chance muito grande de ser curado, por isso faça anualmente seus exames.




O autoexame continua sendo importante – mas de forma secundária. Ele é essencial para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa perceber qualquer alteração. O autoexame pode ser feito visualmente e por meio da palpação, uma vez por mês, após o final da menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o ideal é definir uma data e fazê-lo uma vez ao mês, sempre no mesmo dia. Entretanto, ele não substitui a importância do exame clínico feito por um profissional da saúde por meio da palpação e, menos ainda, a mamografia.

É fundamental que, além do autoexame, todas as mulheres acima dos 40 anos façam seus exames de rotina, entre eles a mamografia. Só ela pode detectar precocemente um nódulo pequeno e aumentar muito as chances de cura.
A mamografia é um exame de raio-X, na qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico para melhor visualização, é importante lembrar que ela não é perigosa para a mama. 
Fundamental e insubstituível, a mamografia pode detectar nódulos de mama em seu estágio inicial, quando não são percebidos na palpação do autoexame feito pela mulher ou pelo profissional de saúde. Por serem pequenos, esses nódulos têm menor probabilidade de disseminação e mais chances de cura.


A dica é que para as mulheres de até 40 anos faça sempre seu autoexame e quem já chegou nessa idade faça anualmente sua mamografia.
A mamografia pelo SUS é um direito da mulher a partir dos seus 40 anos.

Já se tocou hoje? E seu exame já está agendado? Cuide-se!

2 comentários:

  1. Movimento mega importante. É inacreditável que em 2012 ainda tem gente que não se cuida assim, né?

    beijosss Giovanna e um fds lindo pra vc e pra família!

    ResponderExcluir
  2. Oi Giovana,

    Parabéns pelo post lindo e informativo! (:
    Beijo e um excelente sábado!

    www.euvouderimel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Seja Sempre bem vinda(o)!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.