10 de outubro de 2012

Porque sentimos vontade de doces?




Alimentos de baixo ou nenhum valor nutricional devem ser comparados com drogas que te tornam dependentes, fazem mal e para largá-los muitas vezes é necessário um tratamento específico. O campeão dos alimentos que viciam são os doces. O desejo de comer açúcar surge por diversos desequilíbrios existentes no organismo. Um deles é a falta de produção de serotonina. Tudo isso acontece porque quando comemos alimentos açucarados nosso cérebro libera a serotonina, substância que desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas.

Essa substância causa uma sensação de bem-estar, logo, é natural que busquemos sempre alguma forma de estimular a liberação de serotonina, neste caso, comer doces.

Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a massas ou doces. Se houver falta de autocontrole e você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro.

Surge também vontade de doces quando baixa o nível de açúcar no sangue, sintoma chamado de hipoglicemia, devido ao constante desequilíbrio no metabolismo dos açúcares, o qual pode ser causado por carência de nutrientes.

A melhor maneira para cortar os vícios é parar totalmente de comer açúcares e produtos de farinha branca. Não adianta comer menos, pois o ciclo continua, então, corte imediatamente. Substituí-los por cereais integrais, pães integrais, frutas, verduras frescas, inhame, batata-doce, abóbora e os nutrientes que regulam o metabolismo do açúcar, tais como cromo, manganês, magnésio L-glutamina; aliás, a carência de qualquer um desses minerais provoca desejo de consumir doce.

É essencial que você tenha força de vontade, e realmente esteja disposto a diminuir a vontade de comer doces.

Para que a vontade de doce diminua, você deve tirar totalmente os alimentos que contem fungos e evitar alimentos que alimentam os fungos, como leite e derivados, açúcar, doces, farinhas brancas. O ideal é fazer tratamento para retirada dos fungos do organismo com óleo de alho, óleo de cravo ou hortelã, glutamina e lactobacillus.

Incluir em sua dieta alguns alimentos que farão a sua vontade de comer doces diminuir, como: escarola, nabo, chicória, couve, catalônia, jiló, rúcula, chá verde, chá de boldo, chá de erva doce, e alguns sucos naturais como o de limão e acerola, procure também adoçar os chás e sucos, ou até mesmo o café apenas com adoçante.

Pratique atividades físicas como ir a academia, caminhar ou esportes como Boxe, que fazem com que você descarregue o seu nervosismo, fazendo com que diminua a sua vontade de comer doce.

No começo, procure ser radical, mas depois que houver mais controle, poderá consumir quantidades pequenas de doce, todos podem saboreá-los esporadicamente. COM MODERAÇÃO!


*Post baseado em informações do site Corpo em Foco.

7 comentários:

  1. Doce e essa sensação estranha de bem estar q nos da neh?! Hahaha pois eh doce eh igual a bom humor... Mas se controlar td vai bem, obrigada pela visita, vamojuntasss,, bjo bjoo

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  2. Gi tu sabe que quando eu comecei a fazer a dukan, aquela fase mais restritiva da dukan a fase 1, eu não sentia nem vontade de doce, porque tinha parado com todo o tipo de carbo, mas hoje fazendo a fase 3 que é parecido com a RA de voces, eu sinto mais vontade de doce...

    beijocas!

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  3. adoro doce...tô toda desregulada...kkkk....

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  4. Nossa nem fala ... no cmeço da R.A eu MORRIA por um doce! Hoje em dia não, sou super de boa ... resisto bem graças a Deus rs.

    Um Beijo lindona!!

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  5. Flor eu já percebi mudanças em mim com relação ao açúcar, desde que diminuí e passei a usar adoçante minha vontade louca por doces diminuiu muito, até café com açúcar agora parece que não desce.E a atividade física ajuda muito tbm. Beijos.

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  6. Oiii
    Sinceramente nem gosto de ler sobre nossas necessidades organicas de açucar pq senão uso isso de justificativa para usá-la. Igual faço as vezes no período de TPM.
    Bjos!!!! Força aeee!!!

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  7. Com relação ao que você comentou lá no blog, o bom é a gente rever o que a gente já fez, se fortalecer e estabelecer metas para um novo ano (não precisa ser em primeiro de janeiro, nós é que determinamos). Bjocass

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