10 de outubro de 2012

Porque sentimos vontade de doces?




Alimentos de baixo ou nenhum valor nutricional devem ser comparados com drogas que te tornam dependentes, fazem mal e para largá-los muitas vezes é necessário um tratamento específico. O campeão dos alimentos que viciam são os doces. O desejo de comer açúcar surge por diversos desequilíbrios existentes no organismo. Um deles é a falta de produção de serotonina. Tudo isso acontece porque quando comemos alimentos açucarados nosso cérebro libera a serotonina, substância que desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas.

Essa substância causa uma sensação de bem-estar, logo, é natural que busquemos sempre alguma forma de estimular a liberação de serotonina, neste caso, comer doces.

Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a massas ou doces. Se houver falta de autocontrole e você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro.

Surge também vontade de doces quando baixa o nível de açúcar no sangue, sintoma chamado de hipoglicemia, devido ao constante desequilíbrio no metabolismo dos açúcares, o qual pode ser causado por carência de nutrientes.

A melhor maneira para cortar os vícios é parar totalmente de comer açúcares e produtos de farinha branca. Não adianta comer menos, pois o ciclo continua, então, corte imediatamente. Substituí-los por cereais integrais, pães integrais, frutas, verduras frescas, inhame, batata-doce, abóbora e os nutrientes que regulam o metabolismo do açúcar, tais como cromo, manganês, magnésio L-glutamina; aliás, a carência de qualquer um desses minerais provoca desejo de consumir doce.

É essencial que você tenha força de vontade, e realmente esteja disposto a diminuir a vontade de comer doces.

Para que a vontade de doce diminua, você deve tirar totalmente os alimentos que contem fungos e evitar alimentos que alimentam os fungos, como leite e derivados, açúcar, doces, farinhas brancas. O ideal é fazer tratamento para retirada dos fungos do organismo com óleo de alho, óleo de cravo ou hortelã, glutamina e lactobacillus.

Incluir em sua dieta alguns alimentos que farão a sua vontade de comer doces diminuir, como: escarola, nabo, chicória, couve, catalônia, jiló, rúcula, chá verde, chá de boldo, chá de erva doce, e alguns sucos naturais como o de limão e acerola, procure também adoçar os chás e sucos, ou até mesmo o café apenas com adoçante.

Pratique atividades físicas como ir a academia, caminhar ou esportes como Boxe, que fazem com que você descarregue o seu nervosismo, fazendo com que diminua a sua vontade de comer doce.

No começo, procure ser radical, mas depois que houver mais controle, poderá consumir quantidades pequenas de doce, todos podem saboreá-los esporadicamente. COM MODERAÇÃO!


*Post baseado em informações do site Corpo em Foco.

7 comentários:

  1. Doce e essa sensação estranha de bem estar q nos da neh?! Hahaha pois eh doce eh igual a bom humor... Mas se controlar td vai bem, obrigada pela visita, vamojuntasss,, bjo bjoo

    ResponderExcluir
  2. Gi tu sabe que quando eu comecei a fazer a dukan, aquela fase mais restritiva da dukan a fase 1, eu não sentia nem vontade de doce, porque tinha parado com todo o tipo de carbo, mas hoje fazendo a fase 3 que é parecido com a RA de voces, eu sinto mais vontade de doce...

    beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Nossa nem fala ... no cmeço da R.A eu MORRIA por um doce! Hoje em dia não, sou super de boa ... resisto bem graças a Deus rs.

    Um Beijo lindona!!

    ResponderExcluir
  4. Flor eu já percebi mudanças em mim com relação ao açúcar, desde que diminuí e passei a usar adoçante minha vontade louca por doces diminuiu muito, até café com açúcar agora parece que não desce.E a atividade física ajuda muito tbm. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Sinceramente nem gosto de ler sobre nossas necessidades organicas de açucar pq senão uso isso de justificativa para usá-la. Igual faço as vezes no período de TPM.
    Bjos!!!! Força aeee!!!

    ResponderExcluir
  6. Com relação ao que você comentou lá no blog, o bom é a gente rever o que a gente já fez, se fortalecer e estabelecer metas para um novo ano (não precisa ser em primeiro de janeiro, nós é que determinamos). Bjocass

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Seja Sempre bem vinda(o)!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.