26 de outubro de 2012

Se soubesse dizer não...


Dica infalível para emagrecer: Aprender a dizer 'Não'
'Quer um gole?'
'Uma mordida?'
'Ou dez?'

Não sou uma pessoa que sabe dizer não. Nunca soube, por diversas vezes fiz coisas que não queria porque não soube falar não pra pessoa.
Lembro que em meu primeiro emprego aceitava tarefas que sabia que não ia dar tempo, mas porque não sabia dizer não. Na época era novinha e de tanto bater com a cabeça aprendi e vi que ninguém trabalha sozinha, ou se é um grupo ou a empresa não 'anda'.

Tá certo, meu lado profissional aprendeu, mas meu lado pessoal, aquele do 'amor próprio' não.

Se soubesse dizer não pra mim mesma talvez não teria engordado novamente os 22kgs que emagreci em 2009, se soubesse dizer não, já teria emagrecido novamente.

Sabe aquela resposta: 'Só mais esse pedacinho, não vai fazer mal' ou 'Só hoje não tem problema', então se elas fossem trocadas por um simples 'Não' nos polparia de conflitos pessoais, respostas enganosas e kgs a mais na balança.

Apesar de fazer um tempo que estou nessa vida de emagrecimento ainda me sinto crua, como se tivesse reiniciado esse ciclo e uma das minhas metas é aprender a dizer não ao que me faz mal, e isso inclui a mim mesma.

18 comentários:

  1. Perfeitoo!!
    Caiu como luva pra esse findi!!
    Então vamos lá dizer muitos nãos!!
    Bjs e um ótimo findi pra vc lindona!

    ResponderExcluir
  2. Oi Giovana,

    Eu sei dizer não mas, a forma com que aprendi isso não é nada saudável. Eu sempre digo "não" quando estou em público, principalmente, por vergonha de comer em público... :/ E mesmo fazendo isso, acabei engordando muito de novo.
    Beijo e uma excelente sexta!

    www.euvouderimel.com

    ResponderExcluir
  3. ai como te entendo viu.. sou assim na maioria das vezes.. "só um pedacinho" não vai fazer mal.. mas enfim .. um dia a gente aprende ... bjokas e uma ótima sexta

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho que aprender a dizer não pra mim mesma e não pros outros. São nos momentos de ansiedade monstra que eu falo sim diversas vezes.

    Sim pro chocolate em cima da geladeira, sim pro chips na padaria, sim pra mais chocolate... e na maioria das vezes quem me oferece sou eu mesma!

    beijins e vamos aprender a ser negativas! rs

    ResponderExcluir
  5. Dizer não é muito importante na vida em todos os sentidos.
    É um exercício diário, você começa com pequenas coisas, e com o tempo não tem mais dificuldade com isso.
    É mais um aprendizado pra vida, e tenho certeza que vai conseguir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A gente aprende todos os dias, Giovana! O bom é estarmos abertas pra continaurmos a aprender! Perdoe o que já foi, e comece de novo, todos os dias. Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Eitha, eu não consigo "ainda" dizer não, nem aos outros e nem a mim...
    Mas eu chego lá, estou me policiando dia apos dia, e vou conseguir

    Xero p tu

    ResponderExcluir
  8. Pois é andei abusando muito esses dias atras e acabei engordando um pouquinho por não dizer os nãos na hora certa e sair comendo sem sentido, ontem decidi voltar com firmeza na R.A. e veio logo a sacanagem uma pessoa me compra um doce que eu adoro pé de moça e me dá pra comer, senti minha força interior ser mais forte e dei um grande não ao doce, não comi e hoje estou me sentindo mais forte! E sei que muitos não ainda virão pelo caminho, mas a gente tem que tentar ser forte pra conseguir eliminar o peso! Bjs e um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  9. Eu aprendi a dizer não e a não sofrer com isso, na vida pessoal, profissional, alimentação e tudo.
    Na alimentação, ao invés de dizer só por hoje um pedacinho, diga hoje não, não posso.
    Você vai ver como vai se sentir melhor depois.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Penso muito nisso. Mas a quantidade de Nãos que precisamos dizer aos outros é, infinitamente menor da quantidade deles que precisamos (e nao conseguimos) dizer a nos mesmos. Tenho plena consciencia de que a pessoa mais dificil que preciso aprender a enfrentar sou eu mesma. Luto comigo e perco. Agora, recusar na rua ou em festas é muito mais fácil. Jamais digo que estou de dieta...jamais!! O que funciona realmente é não poder: "Nao posso comer esta fatia de torta porque tenho alergia a morangos"...ou " Nao, obrigada. Amanha marquei exames de sangue e estou em jejum". Doenças sempre resolvem porque nao existem argumentos...hehehehehhehehe. Do contrario é "Hoje vc vai comer só um pedacinho..." ou tentam te convencer que vc está bem...

    ResponderExcluir
  11. Giovanna, temos que aprender a dizer não para os outros sempre que necessário!! Não é uma tarefa fácil, mas faça isso por você!
    Quando te oferecerem alguma coisa, pense se você realmente quer e não tenha medo de recusar caso não queira.
    Aprenda a dizer não para os outros e diga sim para você mesma!!
    Pode ser difícil no começo, mas você aprende e com o tempo, vai perceber que foi a melhor coisa que fez por você!!
    Tenha um lindo Findi!!
    Beijos Gih♥

    ResponderExcluir
  12. Oi lindona!
    Esse realmente é um grande segredo, dizer não até pra nós mesmas, pq muitas vezes são as nossas próprias vontades que nos sabotam.
    Então vamos ser mais firmes, recomeçar sempre que necessário e dizer mais não ao que nos impede de chegar aonde precisamos.
    Segue firme!
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Gi... temos mesmo que aprender a dizer não. E olha que não estou falando só de comida, como nos prejudicamos aceitando coisas que não queremos né? Mas se vc já tem consciência disto, de que precisa aprender a dizer NÃO, vc já tem então meio caminho andado.
    Hoje eu li o seguinte... Diga HOJE NÃO ao invés de dizer SÓ HOJE.
    Beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  14. Gi... temos mesmo que aprender a dizer não. E olha que não estou falando só de comida, como nos prejudicamos aceitando coisas que não queremos né? Mas se vc já tem consciência disto, de que precisa aprender a dizer NÃO, vc já tem então meio caminho andado.
    Hoje eu li o seguinte... Diga HOJE NÃO ao invés de dizer SÓ HOJE.
    Beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  15. Também tenho problemas com dizer não pra comida muitas vezes... Até que em outros campos consigo ser mais "não". Mas pra gula não consigo sempre ser negativa, é necessário muita determinação e esforço...

    Bora dizer não :]?

    bjos
    o//

    ResponderExcluir
  16. DISSE TUDO VIU!!! Também tenho essa dificuldade não somente nas comidas mas em muitas areas da minha vida.. também tenho essa meta aprender a dizer não!

    ResponderExcluir
  17. Só essa reflexão já diz tudo sobre o NÃO que vc está dizendo por ser permissiva! É um tema muito útil para ser analisado! Treine mais que vc conseguirá! Não é fácil pra ninguém, mas possīvel! Um beijo e sucesso

    ResponderExcluir
  18. Olá!!Bom dia!!!!


    Parabéns pelo cantinho!!!

    Aí eu te pergunto: Gostaria de seguir www.profetizandotudoposso.blogspot.com.br

    Caso você aceite eu te seguirei de volta, afinal estamos aqui para dar visibilidade aos nossos trabalhos, nossas artes...etc!

    Abraços e feliz final de semana para seu kit familiar,viu?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Seja Sempre bem vinda(o)!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.