22 de novembro de 2012

Memória Muscular




Desde meus 14 anos vou em academias de musculação, fazia um tempo, depois parava (pensou se nunca tivesse parado? Pois é...) e minha ultima vez foi em 2010 onde fiz por um pouco mais de um ano certinho, 5x por semana e sem preguiça.
Apesar de não ter emagrecido muito ganhei bastante massa muscular, minhas pernas eram bem definidas e tinha um certo muque nos braços (alias tá aqui até hoje, mas só sinto, n é visível).

Tá, dai você me pergunta "E dai?". E dai que li uma matéria que me deixou muito feliz, afinal tudo que fiz na época não foi perdido durante esses dois anos...

"Uma boa notícia para quem já suou para ganhar músculos e depois abandonou a atividade: um estudo em camundongos mostra que o corpo lembra desse período de exercícios intensos.
Isso facilita a recuperação da forma física no futuro. A origem dessa "memória muscular" está nos miócitos --células longas, contráteis e salpicadas de núcleos, que formam os músculos.
Após intensa atividade física, novos núcleos são adicionados às fibras musculares existentes. Esses núcleos estimulam a produção de proteínas, o que aumenta o volume do músculo.
Músculos, porém, atrofiam após um período de desuso. O que se pensava é que a perda de massa muscular estava ligada à queda no número de núcleos em miócitos ou à morte dessas células.
Mas cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega, descobriram que a quantidade de núcleos permanece praticamente inalterada após um longo período de desuso. A massa muscular é reduzida por alterações no volume do miócito, não por apoptose (morte celular).
A recuperação dessa massa é mais rápida em quem apresenta um histórico de atividade muscular intensa, pois o lento processo de incorporação de núcleos ao miócito pode ser dispensado."

Adorei! 
Por isso quem já fez e está em dúvida de retornar ou não, acho que a matéria já é uma resposta e um estimulo a mais né?!

4 comentários:

  1. Bom saberrrrrrrrr :)
    otima sextaaa..
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tive um certo "preconceito" com musculação.. achava que era coisa de homem, que engordava, que deixava a mulhe feia...

    Há dois meses comecei e estou viciada!
    Ajuda e muito nas medidas!
    BJS

    ResponderExcluir
  3. e visitem meu blog! eu to começando a escrever sobre minhas peripécias do emagrecimento rs

    http://emagrecer-consciente.blogspot.com.br/

    :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Seja Sempre bem vinda(o)!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.