9 de outubro de 2009

Você realmente sabe o que é R.A. ??




O DESAFIO DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR


"O tema reeducação alimentar está sempre na ordem do dia. Apesar de amplamente debatido e discutido, merece sempre uma revisão à luz dos conhecimentos atuais. Desnecessário dizer que, quanto mais se divulga a alimentação saudável, menos as pessoas a colocam em prática. Vamos ver algumas causas disso: a pressa, a falta de sossego durante as refeições e o fast-food, tão atraente e saboroso quando nos falta tempo para degustar uma refeição mais adequada, são algumas das barreiras.


Assim como é sensato encher o tanque do carro antes de se iniciar a viagem, a primeira refeição deve ser especial. É aparentemente mais fácil acordar 15 minutos mais cedo que o habitual para podermos desfrutar de um saudável desjejum do que ter este tipo de refeição no meio de um dia atarefado. Frutas, cereais integrais, pães integrais, iogurte desnatado, queijo branco ou cottage, peito de peru, são algumas opções. Cuidado com muito carboidrato (pães brancos, biscoitos) e/ou muita gordura (frios, queijos amarelos, leite e derivados integrais do mesmo).


Mastigar bem e calmamente é tão importante quanto o que escolher para comer. Dê tempo para que a amilase salivar (ptialina), enzima que já começa a digerir vários alimentos enquanto mastigamos, facilite o trabalho do estômago e dos outros órgãos digestivos (vesícula, fígado, pâncreas). Quanto maior o fracionamento das refeições, menor o número de calorias absorvidas. O intervalo ideal entre uma refeição e outra deve ser de aproximadamente três horas e o número de refeições deverá ser de seis ao dia.
Abuse das fibras, verduras, legumes, alimentos integrais e frutas. Dê preferência as frutas inteiras e com bagaço. Elas contém mais fibras do que consumí -las em forma de suco, além da mastigação facilitar a assimilação de todos os nutrientes. As fibras formam o bolo intestinal, dificultando a absorção da frutose (açúcar das frutas), regulando os intestinos e prevenindo hemorróidas e câncer de intestino grosso, além de auxiliar na redução do colesterol sanguíneo.

No almoço, a profusão atual dos restaurantes à quilo tornaram possível escolher nosso próprio prato, sem muita perda de tempo, observando sempre o abuso de frituras (de qualquer espécie, principalmente a animal). Sem dúvida, é melhor do que qualquer sanduíche com refrigerantes e batata frita. Já no jantar: disciplinar-se para não comer muitotarde (é difícil na nossa cultura). Quanto mais tarde você ingerir uma alimentação farta, tudo o que se comer será absorvido (agravando a obesidade) e tornando o sono agitado e nãoreparador (regurgitações alimentares gastro-esofágicas, pesadelos,sono inquieto).

A reeducação alimentar é o método mais saudável e eficaz para se perder e manter peso. Come-se de tudo, porém em quantidade adequada a cada indivíduo. Para os abusos, recorre-se às compensações. Requer disciplina e persistência mas, como qualquer hábito, uma vez adquirido enraíza-se para sempre.
Associar reeducação alimentar e aumento na prática de exercícios físicos é absolutamente bem-vindo. Aliás, está comprovado que melhora e prolonga a qualidade de vida. Lembre-se : você é o que come. Portanto, vamos prestar atenção ao que colocamos em nosso prato no dia-a-dia. Trata-se de uma auto-educação diária com agradáveis compensações no futuro. Viva de forma saudável!"
                                                      José Cysne - Clínico Geral e Renata Martins - Nutricionista

Agora pare e pense, vc realmente esta fazendo uma R.A. ou esta fazendo dietas e regimes super rigorosos??!!

Passar 3 dias so no liquido, vai fazer a balança diminuir, mais tem certeza q foi gordura que vc perdeu???!!!

Resolvi fazer um post assim, pq vejo pelos blogs mta gente dizendo q esta fazendo RA, mas extingue completamente certos alimentos.

Logico q refrigerantes, doces, muita massa, frituras, td dia, não vai dar resultados bom para ngm. O segredo é mesmo a lei da compensação e da reedução!!
Se voce gosta de um doce, come-lo uma vez na semana não vai te matar, e se vc souber compensar, tbm não vai te engordar. Comeu fritura hj, então procure não consumir mais, vai se sentir melhor.
O Refrigerante, uns morrem por ele, outros tem pavor, por fazer tão mal a saude como tds nos sabemos, mais se vc gosta e nao se importa com problemas futuros, entao tome, mas lembre-se, nao adianta fazer mil abdominais e tomar 1 refri td dia, e mto menos sessoes de drenagem, pq os furinhos vão continuar lá!!

Não estou falando pra ngm sair comendo o mundo, q nao tem problema, estou falando que cada um sabe o que é essencial, e o que não é... então sendo assim basta estar ciente de suas atitudes e sera mais feliz!!


Sou a favor da saúde sim!!!







Bjs meninas!!!

16 comentários:

  1. Verdade.. tem mta gente fazendo dieta restritiva no ultimo e dizendo ke é RA...
    RA nada mais é que alimentação SAUDÁVEL!!! bjo e uma ótima sexta!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi. Sim, estou fazendo R.A. por conta própria, mas surgiram alguns agravantes e vou ter que buscar ajuda profissional de uma nutri ou endocrino. Depois escrevo sobre isso!

    Bjs e excelente sexta! Vai viajar? Se não a gente ainda se vê e se fala o FDS prolongado todo! :)

    ResponderExcluir
  3. Lindona, r.a é a melor coisa mesmo, faz um bem danado...
    Beijoca

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc Gi! Tem gente dizendo q ta fazendo RA, mas qdo coloca o cardápio do dia, levo um susto de tão restritivo que é! RA é reaprender a comer, fazendo escolhas melhores, sem tirar tudo o que gostamos!
    Eu faço RA!
    Bjinhos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  6. APLAUSOS!!! E de pé!!! Fantástico o post e sua colocação, eu tb vejo em alguns blogs a alimentação de algumas meninas me dá aflição pq é tão pouquinho, se privam tanto de TUDO q gostam, não pode!! eu sempre defendo que a RA é pra sempre e eu jamais conseguirei ficar PARA SEMPRE sem comer meu chocolatinho, meus docinhos, minha pizzinha (emagreci comendo pizza toda semana!!), sem meu paozinho frances aos sábados e domingos, etc etc etc, coisinhas que me fazem feliz, me dão prazer, impossivel ficar PARA SEMPRE sem! Impossivel!!!
    Sua colocação é perfeita, não é pra sair por aí todo dia comendo besteiras, mas uma vez ou outra comer o que a gente gosta demais é necessário!! Rs
    Muitos beijos lindona e parabéns pelo post! Apoiada!!!!
    Clau

    ResponderExcluir
  7. Amiga vc me fez repensar sobre o eu tenho feito,vou prestar mais atenção
    as restrições que faço.
    bjinhos
    bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. OLA!!
    NOSSA O SEU POST, FOI MUITO LEGAL!!
    MUITAS VEZES COM A PRESSA DE EMAGRECER, ALGUMAS FAZEM ESSE TIPO DE LOUCURAS, TEM VEZES QUE TB ME ALIMENTO POUCO, MAS SEI QUE É ERRADO, AGORA TEM MUITAS QUE NÃO COMEM NADA, E COM CERTEZA ESTA ERRANDO!!
    BEIJÃO E UM ÓTIMO FERIADÃO!!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o seu post.
    RA é pro resto da vida, na verdade é uma coisa de deveriamos seguri desde que nascemos...hehehe
    Bom final de semana prolongado.
    Força e Fé na luta!
    Abraços
    Gezinha

    ResponderExcluir
  10. Oi flor é Ra deve vim da alma e devemos ter força de vontade né...bom findi...beijos

    ResponderExcluir
  11. oi querida.. adorei seu post de hj.. e concordo com tudo q vc disse, nao adianta se privar de tudo hj,e amanha voltar a engordar de novo, pq voltou a comer coisas q nao comia.. tem q colocar tudo na balança.. saber dosar as coisas..
    assim faremos uma RA perfeitinha..
    bjsss pra vc e otimo final de semana!!

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com vc.
    Tem gente que nem sabe o que é RA.
    Corta carboidratos, doces, gorduras, e acha q está fazendo. Está é se matando!!!
    Temos que comer de tudo um pouco. O segredo está no equilíbrio.
    Demorei pra aprender isso, mas hoje estou no caminho certo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi,Gio!Concordo plenamente com o texto sem dúvida pra mim isso é RA, eu sempre digo sou contra essas dietas da lua , do sol, do arroz...Acredito única e exclusivamente em RA, ela sim é pra vida toda.
    cuide-se!
    Um ótimo feriado!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Oi Gi!!
    Obrigada pela força tá, vc é um amor!!
    Concordo em tudo q seu post diz, e mais ainda q tem muitas blogueiras se equivocando com a expressão R.A
    Sou contra tudo q possa detonar a saúde, dietas restritivas demais só fazem vc perder líquidos e músculos...a gordura fica lá.
    ótimo post
    bjinhus

    ResponderExcluir
  15. ótimo post, acho que o que falta mesmo é paciência. Pessoal faz RA e se passa uma semana sem emagrecer (o que pode acontecer normalmente, nao quer dizer q vc fez errado) já saem riscando muitas coisas do cardápio sem orientação médica nenhuma, e sei lá, pode funcionar agora, mas será que vc vai manter isso sempre? beijos e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal seu blog Giovana, parabéns por esclarecer e motivar as pessoas a terem hábitos de vida saudáveis para um bem estar e a qualidade de vida! Já estou te seguindo, serei frequentadora assidua por aqui! faça uma visitinha em meu blog também e conheça meu trabalho, ficarei feliz em receber sua visita.
    Bjsssssss
    Que DEUS te abençõe...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Seja Sempre bem vinda(o)!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.