7 de fevereiro de 2010

Compulsão por doces.

 Querendo saber mais sobre a compulsão pelo doce fui pesquisar na net:

"O consumo compulsivo de doces está ligado a problemas psíquicos e orgânicos. Esta é a conclusão de especialistas em nutrição, que se basearam em pesquisas e entrevistas com mulheres, que tem uma vontade quase irresistível de comer doces. Estes especialistas verificaram que a voracidade por bombons pode ser tão doentia quanto à dependência do álcool ou drogas.

A ingestão de doces geralmente é para compensar algum problema ou melhorar o humor de quem sofre da compulsão. Mas, depois, irremediavelmente, os devoradores de doces começam a ter pesadelos com a balança. É natural. Nas últimas décadas as pessoas seguem padrões de beleza que as obrigam a desejar um corpo esguio e perfeitamente modelado...

...Mas é possível comer sem culpa, desde que haja um mínimo de autodisciplina. Todo mundo sabe que o regime ideal requer um pouco de cada alimento, como as verduras, carnes, frutas, legumes e cereais.
A alimentação ideal deve ter 55% de carboidratos, 30% de gorduras e 15% de proteínas. Com esta proporção, os carboidratos ou açúcares deixam de ser os grandes vilões e os culpados pela cintura grossa.
Assim, quando alguém devora um bolo ou um sorvete de creme não vai ganhar uns quilinhos apenas por causa do açúcar, mas também pela manteiga, leite e creme da mistura...

...Segundo nutricionistas, é uma maneira de compensar um hábito introduzido desde a infância: as mães costumam adoçar o leite das mamadeiras; quando a criança é bem comportada, ganha um refrigerante; à partir da adolescência, os namorados se presenteiam com bombons. O doce adquire assim, um significado afetivo na maioria das famílias. E ao haver uma carência de afeto, a compensação pode ser buscada no próprio doce."

Fonte aqui

"As pessoas geralmente são ansiosas e buscam algo a que venha amenizar a ansiedade algumas fumam, tem o hábito de mascar chiclete, praticam exercícios, não comem ou comem em exagero e alguns acabam exagerando nos doces.
Aquela vontade incontrolável que às vezes se sente em comer um doce e não resiste, para especialistas esse desejo não tem origem ao estomago e sim ao cérebro, pois comer algo doce proporciona imediata sensação de bem estar e alegria, e quando ingere doce consequentemente leva energia para os músculos.
As mulheres é as que mais possuem essa ansiedade por doces do que os homens sendo que esse desejo apresenta no final do dia e principalmente, durante a TPM quando existe uma queda hormonal. Para controlar essa ansiedade não passe muito tempo sem se alimentar o risco de querer doces é muito maior, faça refeições no horário certo, evite comprar em sua residência e no dia a dia doce como biscoitos."

Fonte aqui 

"Estudos recentes mostraram que pessoas que sofrem de um desequilíbrio no sistema Serotonina/Noradrenalina têm uma disfunção alimentar ligada a distúrbios psiquiátricos sendo que a serotonina também interfere no estado de humor e na sonolência,quando há uma diminuição dessa substância no cérebro a pessoa sente necessidade de ingerir açúcar.
Para amenizar esse quadro seria de grande valia investir em uma alimentação á base de frutas, legumes, verduras, carnes e cereais.

Alimentar-se de três em três horas também ajuda a controlar a compulsão por doces.
Se não der para resistir prefira consumir doces dietéticos, compotas de frutas e evitar os que contém muita gordura como os sorvetes cremosos.

O importante é driblar a vontade incontrolável de comer doces para prevenir-se contra diabetes, triglicérides, colesterole obesidade.

Não é uma tarefa fácil, mas vale á pena tentar.

Lembre-se que há alimentos deliciosos e saudaveis para degustar, e que podem fazer maravilhas por seu corpo e lhe proporcionar qualidade de vida."

Fonte aqui


A compulsão por doce pode ser considerada um vicio...
E esta associada tbm a algum tipo de carência ou preocupação que a pessoa esta passando...

Eu sempre fui uma VICIADA por doces, e esse sempre foi meu problema, ja ate falei varias vezes isso aqui.
Mais a um ano estou conseguindo me controlar mais, sem grandes compulsoes, a não ser quando estou no periodo menstrual, mas que é normal pra muitas mulheres.
De uma semana pra ca me deu essa vontade louca outra vez por doces, estava em TPM, mas algo a mais devia estar me incomodando porque me sentia muito anciosa, não consegui descubrir, mas agradeço por ter passado, pelo menos por enquanto...

Essa "loucura" me fez lembrar a época em que morava ainda nos fundos do bar do meu pai... enquanto eu lavava a louça depois do almoço comia muitos doces, chegava a devorar 2 chocolates Talento, umas 3 mãos cheias de bala, e mais o que aparecesse e ainda pra nao levar bronca queimava todos os papeis, que era p nao sobrar vestigios nenhum...nessa epoca tinha uns 13 anos...
O pior era a sensação depois me sentia a adolescente mais feia e indesejada desse mundo, era horrivel...
E esse tambem era o real motivo pela minha compulsão, afinal me sentia feia e o unico momento em que realmente me sentia feliz era os segundos em que degustava os Doces.

Esse foi um dos momentos ruins em minha vida por conta da obesidade, e pretendo não voltar a esse estagio nunca mais, então me faz bem lembrar para não repetir outra vez.

17 comentários:

  1. Oi Gi, mas q ódio dessa sua balança, afff, não acredito q seja tudo isso a mais de peso, é muita coisa... não tem nenhuma farmácia aí perto? Nenhuma casa de amiga com chão liso? Rsrsrs, ai ai, é de pirar a gente mesmo!!!
    Eu tb tenho essa compulsão horrorosa por doces, resisto a tudo, menos doces, principalmente chocolates, e tem muito a ver com meu emocional tb, se estou bem não tenho muita vontade, mas se algo acontece, ahhh pode crer q é nele q vou afogar as magóas, é bem dificil mesmo... eu comprei a Shape ontem e amei as matérias, está bem legal =D
    Bjus flor e bom final de domingo!

    ResponderExcluir
  2. Ola linda...
    Que saudades...
    Faz tempo q ñ nos falamos né.
    Estou eu aqui novamente postando.Passei um periodo sem conseguir postar, pois só tinha coisas chatas p falar e estava me recuperando de uma cirurgia, ai fiquei todo o mês de janeiro sem postar.
    Seu blog está perfeito, cheio de informações bem legais, continue assim...
    A força de vontade de cada uma de vcs me faz ter intusiasmo...
    Continue com essa força de vontade. Vc está lindaaaaaaaaa.Parabéns.
    Desejo uma ótima semana.Bjs no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Menina sua história é bem parecida com a minha... Estou muito bem seguindo minha dieta até que bate um desespero, uma votande que não consigo controlar e devoro chocolates, balas, enfim qualquer coisa que tenha açucar... Já cheguei ao ponto de quando não tinha nada doce em casa, fazer uma gemada.
    Tem selinho pra você lá no Blog.
    Grande Beijo e Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana seu posto, relacionando tb a compulsão por doces com a serotonina! Eu particularmente faço tratamento psiquiatrico para a ansiedade a 6 anos, a um ano venho tomando remédio para compulsão alimentar. Mas venho percebendo também que quanto mais você come mais vontade você tem de comer e quanto menos você come menos falta você vai sentindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. oiiiiiiiiiiiiii aqui bateu a compulsao mais por danone nao deixa de ser doce buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa mais vamos vencer!!!! um bj otima semana!

    ResponderExcluir
  6. Eu me vi nesse artigo GIGI, completamente, hoje, para evitar a compulsão, estou tendo que tomar a fluoxitina, um remédio psiquiatrico.
    Só por Deus amiga.

    ResponderExcluir
  7. Oi Giovana, essa sua história é comum a muitas de nós: a compulsão e a culpa! Mas tem um terceiro ponto que é a vontade de mudar esse estado de coisas. Nós conseguiremos! Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi,Gi!Td bem?Aff na TPM aumenta vontade dos doces tbm,mas com certeza esse desespero por doces é de fundo emocional sim parece que eles nos acalmam e nos confortam, eu sou extremamente ansiosa e tem dias q fico feito formiga atrás de doce,mas são fases, é bom tentar se controlar ou pelo menos buscar doces mais lights como frutas ou gelatinas.
    Cuide-se!
    uma ótima semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Olá Giovana! Conheci seu blog hoje, e adorei. Já estou te seguindo! rs... Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Gi, nem sei o que dizer da balança... já passei por isso... com a balança da academia... levei pra todo lado... faltou só eu levar pra casa!!! rs
    Tbm tenho meus problemas com doce (principalmente com chocolate), lendo o que vc escreveu, lembrei que qdo minha mãe pedia pra eu ir ao mercado, comprava uma barrinha de chocolate e comia TUDO antes de chegar em casa... detalhe, o mercado ficava na esquina de casa, e eu comia tudo pra minha mãe não ficar sabendo o que tinha feito... rs
    Vamos cuidar disso!
    Bjinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gi! Olha só, vc mesma falou que o doce esteve muito ligado aos únicos momentos de prazer, esse é provavelmente um dos motivos da compulsão que vc relata ter hoje.

    Uma dica que eu te daria é, ao invés de cortar os doces da sua vida, tentar diminuir a quantidade e tb escolher opções menos calóricas, como uma mousse de iogourte desnatado ou uma barrinha de cereal com chocolate, tem opções bastante gostosas.

    O importante é naum desistir, isso nunca!!!

    Bjus e ótima semana:)

    ResponderExcluir
  12. amiga tb sou assim, ontem mesmo me deu uma coisa, comi 1/2 lata de leite moça, afeeeeee.

    mas esta semana será tudo diferente


    bjs e avante

    ResponderExcluir
  13. Gi amiga, que saudades de ti!
    Olha sobre o post anterior... vc lembra que na consulta com sua medica, a balanca marcou outro numero?
    Compara esse de agora da tua balanca com o numero da pesagem na medica... talvez vc entre num concenso. Talvez sua balanca esteja louca mesmo.
    Eh bom ficar de olho, ne?

    Eu adoro doces. Muito, muito, muito. Sinto que quando to ansiosa como mais que o normal - muito bom esse teu post.

    Bjao

    ResponderExcluir
  14. Gi..
    Precisamos elaborar um plano de guerra para sair desse maldito circulo que impede a gente de emagrecer...rs
    Força e Fé para vencer mais essa semana, e que ela possa trazer bons resultados!
    Abraços
    Gezinha

    ResponderExcluir
  15. Oi Gi! Tb sou viciada em doces, desde de criança fui cercada por eles e até hoje vivo! TODAS as minhas crises tem haver com eles, no meu auge de "loucura" cheguei a comer acuçar puro (??), é muito complicado mesmo se desviciar, sofrido. Porem a gente tem que tentar né? Já decidi vou comer meu docinho (que eu bem quiser) uma vez por semana, quem sabe assim as coisas se tranquilizem, pq senão terei sempre aquele medo de voltar tudo pra trás novamente. E isso eu não quero mesmo!

    Bjinhos e um linda semana para nós :0

    ResponderExcluir
  16. Oi flor! também gosto muito de doces. Já fui muito viciada, mas hoje, graças a RA estou conseguindo me segurar e não comer. Sempre tentei me regular, mas é tão dificil.
    Entro nas lj americanas e corro do corredor de chocolates, é uma tortura né! credo. rsss. Mas o importante é não desistir, deslizar acontece com todas.
    Grande beijo, ótima semana.

    ResponderExcluir
  17. refri é um vilão mesmo!! e pior, a coca impede o corpo de absorver calcio, resultado a longo prazo: osteosporose!!
    rs
    é difícil resistir.mas é só pensar no mal q causa neh.
    Fé q a balança vai diminuir..
    eu odeio balanças! rsrsrsrs
    bjokas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Seja Sempre bem vinda(o)!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.